quarta-feira, 7 de abril de 2010

¡ Sí, claro! ¡ Raras; únicas y mucho mejor que otras tantas que se veen en los museos!

De início, quero pedir perdão pela minha falta de palavra. É que tenho estudado muito, e me faltado tempo para "bloguear".
Pois sim, o título da postagem de hoje veio que meio...do espaço! (Risos). Eu assistia ao meu curso de Español quando uma das personagens pedia uma opinião de sua obra artística à outra. Logo, ela respondeu:
¡ Sí, claro! ¡ Raras; únicas y mucho mejor que otras tantas que se veen en los museos!
Levei aquela frase a vários âmbitos sociais ... (quando falo sociais, falo de minha vida cotidiana)
Quantas vezes a vida passa desapercebida por nós! Quantas vezes somos incapazes de analisar com um olhar menos ferino, que pudesse ser menos cheio de "eu sei.. já conhecia..."! Falta-nos humildade. O pior de tudo é que a sociedade nos induz a esse fracasso pessoal, profissional e espiritual. Um exemplo disso é a minha escola. Estudo em um dos melhores colégios particulares da região, senão o melhor, e certa vez um professor soltou:
Interessem-se pelos estudos! Se seus pais pagam, e vocês estão aqui, é pq querem que sejam a elite da futura sociedade. O topo da pirâmide. O mais alto grau de cultura e desenvolvimento.
Fiquei muito mal com isso. Não que não queira obter uma boa condição social, mas fiquei pensando nas pessoas que não tem a mesma condição social que eu. As inteligentes, que por estudarem em escolas públicas, pelo menos a um nível BrasilREAL sabem que seus livros serão cortados para o governo gastar menos, e com isso, suas oportunidades de conhecimento serão minimizadas. E por eu saber que minha missão é manter uma sociedade capitalista. "Uma terra de gigantes, onde trocam vidas por diamantes", como já dizia a canção.
Satisfaço-me, se for do meu futuro ser a elite social. É bom. Mas não satisfaço-me em permanecer de mãos atadas, em convir que vida de pessoas, tão PESSOA como eu, entrem no degredo por falta de saúde, de educação, e de muitas outras coisas. Não que eu, sozinho, possa mudar o mundo. Mas que as minhas palavras possam portar a Paz, a saída, o consolo. Porque isso?

Porque eu ainda, feliz ou infelizmente, acredito nas pessoas. Porque no mais profundo oceano ainda existem pérolas., assim como existem pessoas que me fazem acreditar que a minha humanidade pode ser estranha, única, e muito melhor que outras tantas que se veem nos museus.

Essa é pra você Fran.



Nenhum comentário:

Postar um comentário