quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que é a verdade?

Nesta sexta algo mexeu dentro do meu ego, ser pensante, eu-lírico e tantas outras manisfestações de nome egocêntrico.
A sexta-feira santa para os católicos, que, por serem maioria no Brasil, tornam os 3 dias antecedentes da páscoa feriados nacionais. Hoje, ao reler os momentos bíblicos nos quais Jesus é condenado, crucificado e morto, teve uma parte que me chamou muita atenção.Ei-la aqui:

[..]Pilatos- Tu és o rei dos Judeus?
Jesus- Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?
Pilatos-Por acaso eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?
Jesus- O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse desse mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui.
Pilatos- Então tu és rei?
Jesus: - Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz.
Pilatos- O que é a verdade?[...]"


Segundo Mateus, Jesus nada respondeu . Deve sim, existir algum outro versículo de explicação para isto, eu é que não quis ir atrás dela. Ora, o que é a verdade?

Por introjecção ideológica, nasci católico. Não me reclamo, tenho afeição por minha igreja, e consciência de que o homem é um ser religioso, ou seja, ele necessita de um ser superior pra denotar a sua existência. Segundo Marx, é impossível julgar a sociedade sem dar o seu(em termos mais simples) "pitaco ideológico", e disto , a meu ver, ele está certíssimo. Mas eu, graças à instruções de sociologia, ou até mesmo conhecimentos dados por Deus, consigo analisar as coisas, meio que...elevando a minha mente (ô humildade...), tentando deixar ela limpa pra receber qualquer tipo de informação, depois de recebê-la e entender o ponto de vista ideológico do criador ou seguidor da ideia, é que venho a criticá-la.

Então, me perguntei, assim como Pilatos: O que é a verdade? Nem preciso me dar o trabalho de pensar em demasia, posto que essa pergunta vem sendo feita dês os tempos de Sócrates, com o início de sua filosofia e o término das loucuras cosmogônicas. O que é a verdade? O que é a verdade?!!

Pois sim, o que você tem a dizer sobre a verdade?

Tenho para mim, que se Jesus não respondeu, é porque sabia o que ocorreria no futuro, e sabia também que todas as "verdades" (religiões ideológicas), quando realmente vividas , sempre produzem o amor. E esse é o essencial. As pessoas não compreendem, que se Sidarta iluminou-se, se Cristo Ressuscitou, se Maomé fez o que fez e outros tantos, SEMPRE almejaram o amor como alvo último . Os meios para chegar até ele é que são falhos. E só são falhos pq são feitos pelos homens. E justamente por serem humanos são divinos.



Desculpem-me de já se posso mostrar alguma opinião contrária a de vocês, mas o Blog tem a intenção de registrar o que sente o blogueiro. Até porque a liberdade é mérito de quem pensa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário